Locais das Práticas de Ensino

Locais das Práticas de Ensino

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições públicas de ensino gratuito e de excelência que se destacam na oferta de formação geral articulada à formação técnico-profissional. Sua marca é a conjugação do ensino propedêutico (médio e superior) com os saberes e conhecimentos técnicos e tecnológicos próprios do mundo do trabalho.

Os Institutos Federais buscam, portanto, promover uma formação humana, omnilateral, ampla e integral, formação essa que tem o trabalho como eixo central em seus currículos e cursos, articulando teoria e prática, instrução geral e instrução profissional, ciência e tecnologia.  

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) tem 13 anos de história na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ofertando cursos de educação profissional e tecnológica nos vários níveis de ensino, ou seja, do ensino médio (cursos técnicos que podem ser feitos de forma integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio) ao superior (cursos de graduação e pós-graduação), além dos cursos de formação inicial e continuada. 

O IFMG conta com a Reitoria (sua unidade administrativa) lotada em Belo Horizonte e com campi em 18 cidades de Minas Gerais, além do seu Polo de Inovação Tecnológica em Formiga. E seus cursos foram concebidos para atuarem em consonância com os arranjos produtivos locais e regionais onde seus campi estão instalados.

O álbum “Locais das Práticas de Ensino” busca oferecer então um olhar para as práticas de ensino desenvolvidas nos campi do IFMG. Trata-se de uma seleção, uma amostra entre várias outras práticas possíveis que tiveram lugar na instituição.  Cabe ponderar que a instituição como um todo é destinada ao ensino, o que enfocamos foram alguns locais onde esse ensino foi “espacializado”, onde se verifica sua incidência na prática, no cotidiano escolar. Nosso intuito aqui foi no sentido de destacar os locais dentro do IFMG propícios, facilitadores e/ou intensificadores das práticas de ensino-aprendizagem.

Cabe destacar que tais práticas foram viabilizadas também em função da existência de vários suportes e equipamentos de infraestrutura presentes no IFMG, tais como laboratórios, oficinas, auditórios, salas de aulas, quadras esportivas, campos, áreas de recreação, administrativo, entre outros espaços escolares, aliados às ações e projetos pedagógicos dentro da instituição.

Além disso, o IFMG conta com um corpo de professores, técnicos e assistentes pedagógicos e administrativos qualificados que desenvolvem também atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição.  

Ao percorrer este álbum, verificamos uma variedade de práticas de ensino desenvolvidas no IFMG pautadas pela busca de uma formação ampla, omnilateral, integral, uma educação cidadã, crítica e reflexiva que tem compromisso com a formação e a transformação social. Tais práticas educativas têm forte conexão com o mundo do trabalho, ou seja, estão ligadas à práxis, ao saber-fazer da ciência e da tecnologia, e são marcadas pela interdisciplinaridade, pelas relações estabelecidas com as disciplinas e conteúdos variados. 

No álbum “Locais das Práticas de Ensino”, é possível acompanhar algumas das práticas pedagógicas ocorridas nos campi do IFMG, como o diálogo interdisciplinar, a abordagem da realidade local, do arranjo produtivo local, o uso de metodologias ativas, as atividades de pesquisa e extensão, os trabalhos de campos, as atividades em salas de aula, as atividades docentes e discentes, as práticas em laboratórios e oficinas, a resolução de problemas e situações cotidianas, a articulação dos conteúdos formais (propedêuticos) com as disciplinas técnicas, os desenvolvimento de ferramentas e produtos educacionais, os projetos de extensão, as pesquisas de iniciação científica, os trabalhos acadêmicos, etc.

Locais das práticas de ensino