A criação dos Institutos proporcionou vários investimentos

No vídeo, Edmar Geraldo Oliveira comenta sobre os aspectos que permaneceram e os que foram substancialmente alterados na gestão e administração da nova instituição criada em 2008, o IFMG. Ele sinaliza que a perda da autonomia foi o principal fator de mudança, já que a Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista era uma autarquia e tinha total autonomia na sua administração, e com a incorporação desta escola e criação do IFMG houve um processo de centralização e parte da gestão dos campus passou a ser exercido também pela Reitoria. Ele pondera que essa mudança afetou os campus em um primeiro momento, mas que a criação do IFMG proporcionou vários ganhos, principalmente investimentos em infraestrutura, criação de cursos, contratação de pessoal e aporte de recursos.