Álbum Práticas Esportivas e de Lazer

Práticas Esportivas e de Lazer

Os Institutos Federais são instituições públicas de ensino gratuito e de excelência que buscam uma formação humana ampla e integral, uma formação omnilateral (em todos os lados e dimensões) dos cidadãos.

A transversalidade e o diálogo entre conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos têm presença marcante no ensino e são princípios norteadores dos Institutos Federais.
Formação técnica, profissional, articulada à formação geral, às múltiplas dimensões da formação humana, este é o desafio assumido pelos Institutos Federais.

No álbum “Práticas Esportivas e de Lazer”, exploramos essa dimensão da formação mais ampla, humana, presente nos Institutos. No caso, procuramos pela sua convergência no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), através do componente curricular Educação Física, das atividades físicas e corporais diversificadas, dos jogos, competições e modalidades esportivas e das práticas culturais e de lazer que têm forte presença no IFMG ao longo do tempo.
Através das imagens é possível perceber a articulação entre ensino e esporte, teoria e prática, mente e corpo, assim como a presença marcante das diversas atividades lúdicas que também comungam com os ideais da educação integral e da formação ampla dos sujeitos.

A presença do esporte, das variadas práticas corporais e esportivas, com seus códigos, regras e estratégias, é uma constante desde as escolas formadoras do IFMG, com seus antigos preceitos de controle, disciplina e educação dos corpos, e com a fundação do IFMG foram intensificados e adquiriram novos sentidos e práticas na instituição, sobretudo da educação omnilateral e da educação para e pelo lazer.

No álbum, selecionamos uma série de práticas esportivas e de lazer que tiveram incidência nos campus do IFMG, tais como, futebol, futsal, handebol, basquete, vôlei, peteca, futevôlei, tênis, tênis de mesa, badminton, xadrez, skate, bike, natação, jogos eletrônicos, projetos de danças, projetos de lutas e defesa pessoal, caminhada e corrida, atletismo, gincanas, poesia, arte, cinema e etc.

Tais práticas esportivas e de lazer foram viabilizadas também por uma instituição que criou as condições, os suportes, equipamentos e um ambiente favorável às gincanas, competições, eventos inter-campi, atléticas e grêmios, projetos de extensão junto ao componente curricular Educação Física e etc.

Entre os projetos de incentivo às modalidades esportivas, podemos citar, entre outros, o Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL), que atua também nesse sentido de democratização do acesso ao esporte e lazer. E entre os grandes eventos, cabe destaque ao Encontro Esportivo do IFMG, que já se encontra na sua 11ª edição, encontro que entre outras coisas consolida as ações desenvolvidas nos campus, promove a integração da comunidade acadêmica mais ampla e o intercâmbio entre os campus, incentiva estilos de vida saudáveis e incide na formação e aprendizado das diversas modalidades esportivas e de lazer, na integração e inclusão de sujeitos e no aperfeiçoamento das relações interpessoais.

Práticas Esportivas e de Lazer