O Programa Centro de Memória IFMG

O Centro de Memória do IFMG foi instituído como um programa de extensão pela Portaria nº 422 de 30 de junho de 2021 por se constituir um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão na área de cultura com temáticas voltadas para memória, narrativas imagéticas e patrimônio integradas à pesquisa e ao ensino.

Diretrizes norteadoras

O edital 75/2019 da PROEX inaugura e orienta a implementação do Centro de Memória do IFMG em uma seleção voltada para produção de narrativas que respeitem e valorizem a diversidade das experiências multicampi e macrorregionais, tendo como meios para divulgação do acervo o uso das mídias, documentos e demais elementos imagéticos, cujo resultado prevê a interlocução de narrativas singulares e interligadas a elementos de uma história em comum. 

A proposição do Centro de Memória do IFMG tem como intuito favorecer espaços possíveis para fruição intelectual e sensível das experiências e memórias por meio de mostras e exposições virtuais. A fundamentação teórica e metodológica desta ação é pautada no movimento anacrônico e não linear da história e na visão crítica e estética da imagem de Walter Benjamin.

As imagens (fotografias, documentos, fragmentos textuais, reportagens, vídeos, entre outros suportes) se configuram enquanto elementos centrais do desenvolvimento narrativo das memórias do IFMG, nesse sentido, cada campus contribui nas referências das imagens e memórias específicas dos seus lugares no instituto. Interessa nos apresentar o que há de singular em cada unidade e o cruzamento dessas singularidades ao que os liga ao comum do IFMG.

Conheçam o edital 75/2019 que trata do referencial norteador e metodológico do programa