Publicações

O IFMG em Pesquisas: Seguem algumas referências de pesquisas, artigos, dissertações, teses e livros que têm o Instituto Federal de Minas Gerais como tema principal, objeto, laboratório, espaço de investigação, discussão, enfoque e etc.




Referência: ALVES, Lucas Alves; OLIVEIRA, Pablo Menezes e. Dez anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: um balanço da efetivação histórica do seu projeto político educacional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, Volume 2, 2019.

Assunto: artigo avalia a composição da oferta de vagas da RFEPCT, a partir do estudo do caso do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9102/pdf


Referência: ALVES, Rafaelle Stefane Elias; FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. Plano de Desenvolvimento Institucional: análise da construção participativa no âmbito do IFMG. Revista Administração Educacional, Recife, volume 11, n. 1, 2020.

Assunto: Artigo versa sobre a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG e o processo de participação envolvido nesse processo.

Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/245955/36581


Referência: BASTOS, Carla da Silva; VENÂNCIO, Geisy Anny; JUNIOR, Niltom Vieira. A função social dos Institutos Federais de Educação: um estudo sobre as ações de Pesquisa e Extensão do IFMG Santa Luzia. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 24, 2020.

Assunto: Artigo sobre a importância da Pesquisa e da Extensão para o alcance da função social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e o seu impacto no desenvolvimento local e regional da cidade de Santa Luzia-MG.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60220


Referência: CASTRO, Tatiana Lage de. Evasão nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2019.

Assunto: A tese analisa o problema da evasão estudantil no ensino superior ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e toma como estudo de caso os cursos de licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Computação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), especificamente dos campi de Bambuí, Congonhas e Ouro Branco.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30542


Referência: COSTA, Higor Rodrigues Silva et al. Escala de satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes do IFMG – Campus Piumhi. ForScience, Formiga, Volume 8, nº 2, 2020.

Assunto: O artigo analisa o grau de satisfação dos estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Avançado Piumhi.

Link: http://forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/734


Referência: CORRÊA, Uellington. Estudo dos custos e receitas de laboratórios de produção e prática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, volume 40, n° 3, 2016.

Assunto: O artigo analisa os gastos e as receitas geradas pelos Laboratórios de Produção e Prática (LPP) de Bovinocultura de Leite e de Processamento de Leite e Derivados do IFMG Campus Bambuí.

Link: https://www.scielo.br/j/cagro/a/7QX8V3C6THPQCc7rgx5G6By/abstract/?lang=pt


Referência: CUNHA, Daniela Martins Cunha; CUPERTINO, José Antônio; MAGALHÃES, Isabela Dias; ANDRADE, Sylvia Anne Gonçalves. Análise descritiva da área de atuação espacial do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares: contexto atual e possibilidades. ForScience, Formiga, v. 1, n. 1, 2013.

Assunto: O artigo apresenta, de forma descritiva, a área de atuação espacial do campus Governador Valadares até o ano de 2012, ou seja, em seus dois primeiros anos de funcionamento.

Link: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/29


Referência: EVANGELISTA, Bruno Henrique et al. Análise do perfil do estudante de Engenharia Civil do IFMG – Campus Piumhi. Research, Society and Development, Vol. 9, n° 8, e992986713, 2020.

Assunto: Este artigo apresenta uma discussão acerca do perfil do estudante matriculado no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Piumhi.

Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6713


Referência: GONÇALVES, Marilícia Brandão Mól. Relação espaço e tempo na prática pedagógica da educação à distância do IFMG – Campus Ouro Preto. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e do Conhecimento da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2016.

Assunto: A dissertação tem o objetivo de verificar se, na prática pedagógica da Educação a Distância (EaD), a ausência do espaço presencial e a falta de formalização do tempo em horários fixos podem ser considerados elementos facilitadores da aprendizagem. A pesquisa aplicou questionários e coletou de informações entre coordenadores, professores e alunos dos cursos técnicos subsequentes da EaD do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-Campus Ouro Preto).

Link: https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/405


Referência: GUIMARÃES, Ramon Paes et al. Estilos de aprendizagem e desempenho em curso técnico em edificações. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e709108412, 2020.

Assunto: O artigo buscou identificar influências de estilos de aprendizagem de professor e estudantes sobre o desempenho escolar. O contexto analisado foi o do Curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG Campus Santa Luzia, especificamente nas disciplinas de Estabilidade das Construções e Matemática.

Link: https://www.researchgate.net/publication/344519749_Estilos_de_aprendizagem_e_desempenho_em_curso_tecnico_em_edificacoes


Referência: JÚNIOR, Carlos Bernardes Rosa; JÚNIOR, Niltom Vieira; PUFF, Flávio Rocha; FRADE, Matheus Costa. A extensão no IFMG. In: LOPES, Régia Lúcia; ALMEIDA, Renato Tannure R., de (orgs.). 10 anos de extensão na Rede Federal de Educação Profissional. Campo dos Goytacazes: Essentia, 2021.

Assunto: O artigo oferece um panorama das ações e programas de extensão desenvolvidos pelo IFMG.

Link: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/livros/article/view/16114


Referência: MACHADO, Julice M. Resende. “Começar de novo”: processo de integração/reintegração no mercado de trabalho das alunas do PROEJA do Instituto Federal de Minas Gerais. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2016.

Assunto: A tese propõe estudar a inserção das alunas egressas, com 40 anos ou mais de idade, do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – do IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais –, no mercado de trabalho.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AQPRQG

Referência: MACHADO, Larissa Alve; JUNIOR, Nilton Vieira. Memorial do IFMG Campus Arcos. Belo Horizonte: IFMG, 2020 [livro eletrônico].

Assunto: O livro aborda o processo de criação e constituição do campus Arcos do IFMG, fazendo um percurso por momentos importantes da sua história, desde a antiga destinação do terreno ao aeroporto Rondon Pacheco, passando pelas instalações da PUC/Minas, o funcionamento dos seus cursos e construções dos prédios, até a sua transformação institucional e implantação do campus do IFMG.

Link: https://www.ifmg.edu.br/arcos/memorial?fbclid=IwAR2xEUeXJjBhttw9wX-QAiq87xWzr-LsNMlLhl6VEJbAZoPr_odF15sXcVA


Referência: MENDONÇA, Roxane Sidney R.; SILVA, Breno Luiz Thadeu; TEIXEIRA, Gabriela Mendonça; ALVIM, Julia Marcia de O.; SANTOS, Victor Carneiro; SOUZA, Ana Clara Boari. Espaço da Memória: produção de identidades, pertencimento e empoderamento social. Projeto de Iniciação científica.

Assunto: O projeto Espaço da Memória propõe investigar a produção de memórias e formação de identidades nos processos históricos de construção de bairros do entorno do IFMG, Campus Santa Luzia, localizado no distrito de São Benedito

Link: https://www.ifmg.edu.br/sic/edicoes-anteriores/resumos-2018/espaco-da-memoria-producao-de-identidades-pertencimento-e-empoderamento-social.pdf



Referência: MONTANDON, Lenise Vieira de Souza; SANTOS, Eloisa Helena. A atividade das pedagogas do IFMG – Campus Ouro Preto sob a expansão ordenada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: contribuições da ergologia. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, volume 16, n° 2, 2011.

Assunto: O artigo analisa a atividade das pedagogas do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no contexto de criação de um novo modelo institucional promovido pela Lei n. 11.892/08.

Link: https://www.seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/391


Referência: OLIVEIRA, Cleverson Faria de; MESQUITA, Cláudia Rejane de; FONSECA, Venilson Luciano Benigno. Análise do caráter profissionalizante dos cursos técnicos do IFMG – Campus Avançado Itabirito. ForScience, Vol. 9, n° 1, 2021.

Assunto: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de campo realizada com ex-alunos dos cursos técnicos ofertados pelo IFMG – Campus Avançado Itabirito referente ao caráter profissionalizante desses cursos.

Link: http://forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/874


Referência: OLIVEIRA, Walas Leonardo de. Análise dos aspectos pedagógicos da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais. Revista EIXO, Brasília, v. 3, n. 2, 2014.

Assunto: O artigo aborda aspectos pedagógicos da educação profissional técnica de nível médio dos novos câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Link: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/122


Referência: PAIXÃO, Amélia Teixeira. O desenvolvimento das competências interpessoais: investigando o curso Técnico Agrícola do IFMG campus Bambuí. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ, Seropédica – RJ, 2010.

Assunto: A dissertação tem como tema a percepção dos estudantes do curso Técnico Agrícola sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso e a contribuição das mesmas para o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao seu exercício profissional.

Link: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4093


Referência: PEREIRA, Naelana Rodrigues; MEDEIROS, Silvana Lúcia dos Santos; NASCIMENTO, Joelma Aparecida. Mapas conceituais como estratégias no ensino remoto e os desafios dos estudantes nesta modalidade no Curso Técnico em Agropecuária integrado do IFMG – Campus Bambuí. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, e34610917284, 2021.

Assunto: Este artigo procurou evidenciar as possibilidades para uma prática educativa que elevasse a compreensão do conhecimento. Acredita-se que os mapas conceituais são um artifício metacognitivo que dá sentido ao ensino e a aprendizagem erguendo e edificando saberes.

Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17284/16223


Referência: POLICARPO, Renata Veloso Santos. A influência do comportamento de liderança nas reações individuais à mudança: estudo sobre a criação e constituição do IFMG. Tese apresentada ao Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG, Belo Horizonte, 2016.

Assunto: A tese analisa a influência do comportamento do líder na intenção dos servidores de resistir ou cooperar com o processo de criação e estruturação do modelo de gestão do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-AF5NSS


Referência: ROSA, Elias Pedro. Ensino Médio Integrado: desafios da articulação com a Educação Profissional no IFMG/SJE. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM, Diamantina, 2017.

Assunto: A dissertação propõe um debate sobre a articulação entre a formação geral e a formação específica no sistema educacional e toma como estudo de caso o curso técnico em Agropecuária ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais no Campus São João Evangelista.

Link: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1646


Referência: SÁ, Katia Regina de. Currículo do ensino médio integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da educação física. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2019.

Assunto: A tese de doutorado busca analisar o currículo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e suas conexões com a educação em tempo integral e com a construção curricular do componente Educação Física.

Link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23052019-172656/pt-br.php


Referência: SILVA, Natalino Neves da. Diversidade étnico-racial e formação de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Preto (IFMG/OP). RECC, Canoas, v. 24, n. 1, 2019.

Assunto: O artigo buscou entender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos(as) graduandos(as) do Curso de Licenciatura de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) – Campus Ouro Preto.

Link: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4494


Referência: SILVA, Fabiano Gomes da; MACHADO, Arthur Versiani; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz. O ensino técnico entre imagens e memórias institucionais: história, contextos e identidades do IFMG – Campus Ouro Preto (1944 – 2014). Ouro Preto/MG: IFMG, 2015.

Assunto: Livro que discute os aspectos históricos da instalação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto e suas transformações institucionais.

Link: Livro físico/impresso.


Referência: SIMA, Aline Michelle. A contribuição da biblioteca do IFMG – Campus Bambuí – para o desenvolvimento local e regional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Belo Horizonte, 2015.

Assunto: A dissertação busca verificar o desempenho da Biblioteca Comunitária “Professora Ebe Alves da Silva”, do campus Bambuí/IFMG, sob o olhar de uma análise qualitativa – por meio da percepção de diferentes atores sobre a administração, a formação, o desenvolvimento e o processamento das coleções, os serviços de atenção aos usuários e sobre as relações da biblioteca com as comunidades acadêmica e externa.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A8SJG8


Referência: SOUZA, Giulliano Gloria de; VIEGAS, Victória Rodrigues. Educação e ações afirmativas: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG – campus Governador Valadares. REVES – Revista Relações Sociais, volume 1, n° 4, 2018.

Assunto: O artigo analisa a composição sociorracial dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Governador Valadares, e identifica o perfil dos discentes com relação aos critérios de cor/raça e condição socioeconômica.

Link: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3199


Referência: VARGAS, Renison Teles et al. Diagnóstico da perspectiva e realidade dos alunos egressos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFMG – Campus Bambuí. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e30210212519, 2021.

Assunto: O artigo estuda as perspectivas e a realidade dos alunos egressos do curso técnico integrado em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí.

Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12519


Referência: VICENTE, Carla Cristina; OLIVEIRA, Ana Paula Lelis Rodrigues de. Associações entre o resgate de memórias e a motivação no Ensino Médio Integrado: uma discussão à luz do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG – Campus Ouro Preto. Revista Brasileira de Ensino Médio, Ipojuca, volume 2, 2019

Assunto: O artigo apresenta uma discussão teórica sobre as possíveis associações entre memórias, motivação e ensino-aprendizagem no Curso Técnico em Metalurgia do IFMG – Campus Ouro Preto.

Link: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/16


Referência: VICENTE, Carla Cristina; Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira. Reconstrução histórica do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG – Campus Ouro Preto: valorização histórica do curso e do protagonismo de docentes e egressos por meio de memórias. Revista Labor, v. 2, n. 24, 2020.

Assunto: O artigo apresentar um histórico do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG – Campus Ouro Preto, por meio das lembranças de egressos e docentes, de modo a fomentar a importância do curso e o protagonismo dos sujeitos que contribuíram para a sua construção.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60768


Referência: ZIVIANI, Denise Conceição das Graças; ESTEVAM, Vanessa da Silva. O estudo da representatividade racial e de gênero nos cursos de licenciatura dos institutos federais de Minas Gerais. Laplage em Revista, Sorocaba, vol. 2, n. 3, 2016.

Assunto: O artigo faz alusão às relações raciais, de gênero e classe socioeconômica do alunado dos cursos de Licenciatura, tendo como espaço empírico os Institutos Federais de Minas Gerais, a partir de dados fornecidos pela Pró-Reitoria e pelo IFMG campus Ouro Preto no período de 2011 a 2015.

Link: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/269


Referência: PIMENTA, Odália de Azevedo. Ginásio agrícola São João Evangelista: sua história. Belo Horizonte, 1969.

Assunto: Livro que aborda aspectos da criação e da história do Ginásio Agrícola de São João Evangelista desde a década de 1950, trazendo fatos, datas comemorativas, imagens, documentos, construções e etc desta instituição.

Link: Livro físico/impresso.

Referência:  FUCCIO, L. S. A.; TAVARES, D. P. ; PUGLIA, D. B. ; PUFF, F. R.  Centro de Memória do IFMG. In: Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior Sudeste (4. : 2022 : Rio de Janeiro, RJ) Anais do 4º Forcult Sudeste [recurso eletrônico]. – Rio de Janeiro: UFRJ, Fórum de Ciência e Cultura, 2022.

Assunto: Resumo publicado nos anais do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior Sudeste sobre a proposição e implementação institucional do Centro de Memória do IFMG.

Link:  https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/16830/1/9786588388242.pdf

EPT em Pesquisas: Seguem algumas referências de pesquisas, artigos, dissertações, teses e livros que têm a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como tema principal, objeto, laboratório, espaço de investigação, discussão, enfoque e etc.

Referência: AMORIM, Mônica Maria Teixeira. A organização dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no conjunto da educação profissional brasileira. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2013.

Assunto: A tese analisar o processo de organização e estruturação dos Institutos Federais e os impactos dessa nova institucionalidade.

Link: https://bit.ly/3nDe5WP

Referência: ANJOS, Maylta Brandão dos; RÔÇAS, Giselle (orgs.) As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Natal: Editora IFRN, 2017.

Assunto: Livro que traz uma coletânea de artigos com reflexões sobre o papel desempenhado pelos Institutos Federais.

Link: https://bit.ly/38EmDUy

Referência: ASSIS, Maria Celina de. Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: implantação e desafios. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, Porto Alegre, 2013.

Assunto: A dissertação discute a presença das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como seus resultados e desafios.

Link: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/77238

Referência: BOMFIM Alexandre Maia do; RÔÇAS, Giselle. Educação superior e educação básica nos Institutos Federais: a verticalização e a capilaridade do ensino a partir da avaliação dos docentes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, volume 1, 2018.

Assunto: O artigo integra uma pesquisa maior sobre a importância da verticalização, a capilaridade e a compreensão de como (e se) ocorre a convivência da educação básica (ensino médio técnico) com a educação superior (graduação e pós-graduação) nos institutos federais.

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6697


Referência: CARMO, Jefferson Carriello do; TOMINAGA, Mirta Rie de Oliveira. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: aspectos legais e sentidos de sua gênese e expansão. Série-Estudos, Campo Grande, volume 22, n° 44, 2017.

Assunto: O artigo faz uma discussão sobre os objetivos e significados assumidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia na criação e expansão.

Link: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1035


Referência: COAN, Marival. Formação profissional e politecnia. Florianópolis: IFSC, 2014.

Assunto: O livro faz um debate sobre o conceito de politecnia e discute o papel social da educação escolar.

Link: Livro físico/impresso.


Referência: CONCIANI, Wilson, FIGUEIREDO, Luis Carlos de. A produção de ciência e tecnologia nos Institutos Federais, 100 anos de aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, volume 2, n° 2, 2009.

Assunto: O artigo aborda o histórico e o caminhamento da pesquisa nos atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2941


Referência: CRUZ, Naasson Barbosa; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Um olhar sobre o sistema escola-fazenda na Escola Agrotécnica Federal de Manaus/AM (1979-1993).

Assunto: O artigo propõe-se a discutir um olhar sobre o sistema escola-fazenda, usando como objeto de investigação a Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM, no contexto de 1979 a 1993. Revista Humanidades e Inovação, volume 8, n° 53, 2021.

Link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6095


Referência: CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, FLACSO, 2005.

Assunto: O livro discute a origem e o desenvolvimento até a atualidade dos segmentos da educação brasileira com relação ao “Sistema S” (Senai, Senac, SESI e SESC) e à rede federal de escolas técnicas industriais. Apresenta os conflitos que existiram quanto aos defensores dos modos distintos de funcionamento e organização da qualificação profissional, e as (des)articulações entre os cursos de aprendizagem do SENAI, os cursos técnicos na rede federal, o ensino médio e o ensino superior.

Link: Livro físico/impresso. https://books.scielo.org/id/dqf9k


Referência: ESCOTT, Clarice Monteiro. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral. Revista de Educação Pública, Mato Grosso, v. 29, 2020

Assunto: O artigo discute as ideias de implementação das políticas públicas para os Institutos Federais (IF). Faz também uma análise histórica da EPT no Brasil e das concepções que constituem as bases da educação da educação humana integral.

Link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11145


Referência: ESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro. Educação profissional agrícola no Estado do Rio de Janeiro: configurações, limites e perspectivas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ, Rio de Janeiro, 2010.

Assunto: A dissertação busca investigar as relações entre as práticas sociais trabalho e educação no âmbito do processo formativo das escolas agrícolas da rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro, tendo como eixo norteador os discursos da sustentabilidade na formação profissional do curso técnico em agropecuária.

Link: https://institucional.ufrrj.br/portalcpda/files/2018/08/2010.Disserta%c2%ba%c3%bao.Lilian-Cordeiro-Estolano.pdf


Referência: FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante. Psicologia escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: contribuições para a atuação na educação superior. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da UNB, Brasília, 2017.

Assunto: A tese apresenta e discute a atuação do psicólogo escolar na educação superior dos Institutos Federais.

Link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23050


Referência: FEITOSA, Patrícia de Almeida. A interiorização dos institutos federais: um estudo de caso sobre a implantação do campus Venda Nova do Imigrante. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, Vitória, 2013.

Assunto: A dissertação tem como objeto de estudo a implantação do campus Venda Nova do Imigrante, criado por meio da interiorização do Instituto Federal do Espírito Santo, e seu objetivo principal é analisar as implicações sociais da implementação desse ordenamento legal em nível regional e local.

Link: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2404


Referência: FERNANDES, Manoela Wendler. Formação continuada para os profissionais da educação: contribuições para saberes e fazeres nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

Assunto: A dissertação discute os fundamentos e conceitos da formação continuada com a finalidade de elaborar e avaliar um itinerário formativo direcionado aos profissionais da educação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Link: https://repositorio.ifrs.edu.br/handle/123456789/231


Referência: FIGUEIREDO, Amilton de Moura. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: contexto de influência, produção de texto e tensões, na construção da política pública, relativa ao processo de criação dos Institutos federais. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, São Leopoldo, 2019.

Assunto: A tese teve como objetivo geral identificar os elementos fundamentais e discutir o processo correspondente ao contexto de influência, à produção do texto e às tensões, na construção da política pública, relativa ao processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

Link: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9031


Referência: FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila; MOROSINI, Marilia Costa. A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, volume 3, n° 1, 2017.

Assunto: O artigo discute sobre o campo da Educação Superior nos Institutos Federais, com enfoque na gestão educacional.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650581


Referência: FRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos; SCHIEDECK, Silvia. A concepção dos institutos federais e seus atores sociais: a história narrada por trás da história. Amazônica – Revista de Antropologia, volume 11, n° 1, 2019.

Assunto: O artigo discute sobre a criação de uma nova institucionalidade que transformou a educação profissional no Brasil: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), em 2008. Para isso, registrou e analisou as narrativas de dois interlocutores, os professores Eliezer Pacheco, secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (SETEC/MEC) (2005 a 2012), e Cláudia Schiedeck Soares de Souza, diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (CEFET-BG) e reitora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Link: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/6612


Referência: GERALDO, Romário. A extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Tese de doutorado apresentada ao Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2015.

Assunto: A tese de doutorado analisa o processo de construção da extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como sua origem, ações, objetivos e concepções que a extensão assumiu ao longo de sua história no país.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A7VPFX


Referência: JÚNIOR, Geraldo Coelho Oliveira. A gestão da Rede Federal sob a égide do capital: dos Cefets aos Institutos Federais. Boletim Técnicos do Senac, Rio de Janeiro, v. 46, n. 2, 2020.

Assunto: O artigo analisa a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, destacando suas características, conflitos e movimentos estruturantes, e contextualiza a criação dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets) e dos Institutos Federais, conectando-os com os modelos econômicos que influenciaram a construção das políticas públicas de educação profissional.

Link: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/799


Referência: KOLLER, Claudio Adalberto. A perspectiva histórica da criação da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul e a sua relação com o modelo agrícola convencional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas/Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

Assunto: A dissertação faz uma reconstrução histórica do modelo político pedagógico da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – EAFRS, levando a uma reflexão sobre os principais fatores que influenciaram na definição do seu modelo político pedagógico, sua organização didática e funcional, bem como, identificar o modelo tecnológico de produção agropecuária adotado e a sua adequação às condições locais.

Link: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/84913


Referência: LAIA, Maria da Glória dos Santos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Instituto Federal) como nova institucionalidade na educação profissional e tecnológica (EPT): uma análise na perspectiva de rede de política pública. Dissertação apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UNB, Brasília, 2013.

Assunto: A dissertação faz uma investigação sobre a nova institucionalidade advinda da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais).

Link: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15224/1/2013_MariadaGloriadosSantosLaia.pdf


Referência: LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. A formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia : um estudo da concepção política. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB, Brasília, 2012.

Assunto: A dissertação analisa, no contexto das políticas públicas de formação docente, os Institutos Federais como uma instituição formadora de professores. Assim, é realizado um exame das proposições políticas para a formação docente nos Institutos Federais, focando na obrigatoriedade legislativa de oferecer 20% (vinte por cento) das suas vagas para cursos de formação de professores.

Link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12793


Referência: MACHADO, Lucília Regina de Souza. Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação. Cadernos de Pesquisa, volume 41, n° 143, 2011.

Assunto: O artigo analisa documentos de instituições de educação profissional e tecnológica com relação ao uso dos saberes profissionais na sua interação com o sistema social. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional para o período de 2009 a 2013 de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/94


Referência: MANFREDI. Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

Assunto: O livro destina-se a subsidiar os cursos de formação de professores para atuarem no campo da educação profissional.

Link: Livro físico/impresso.
https://www.scielo.br/j/tes/a/5MKSx3s8rWYnWqfpwgwfgGz/?lang=pt



Referência: MINEIRO, Eliane Cristina Gualberto Melo; LOPES, Frederico Antonio Mineiro. Processo histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: das origens da Educação Profissional à criação dos Institutos Federais. Revista Labor, volume 2, n° 24, 2020.

Assunto: O artigo busca apresentar o contexto histórico da educação profissional no Brasil em suas origens, bem como seus desdobramentos e reflexos que culminaram com a política pública de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituído pela lei 11.892/2008.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60233


Referência: MIRANDA, Jarbas Magno. O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local – APL. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB, Brasília, 2011.

Assunto: A dissertação discute a adequação do modelo pedagógico utilizado na formação profissional do Técnico em agropecuária do IFMS-CNA, para atender às demandas de formação profissional do arranjo produtivo local, conforme preconiza a atual política de expansão da educação profissional e tecnológica, no Brasil.

Link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9443


Referência: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Assunto: O livro traz uma série de artigos que levantam discussões a respeito de conexões entre educação, tecnologia e profissionalização, além abordar as características históricas da educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo.

Link: Livro físico/impresso. https://bts.senac.br/bts/article/view/170

Referência: MORAES, Gustavo Henrique. Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Assunto: A tese de doutorado busca compreender a maneira como tem se processado as tensões entre a tradicional identidade de escola técnica e a vontade de universidade no processo de construção da nova institucionalidade dos Institutos Federais,

Link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21409

Referência: MORAES, Márcia Amaral Corrêa de et al. O SINAES nos Institutos Federais: Adequação e Pertinência no Âmbito da Avaliação Institucional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, n° 6, volume 1, 2013.

Assunto: O artigo discute os desencontros entre o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e os IFs no âmbito dos instrumentos e critérios de avaliação.

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3563


Referência: MORAIS, Juliana Lopes Lelis de. Política pública espacial como um horizonte de superação: a educação como ação transformadora do espaço. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Geografia da UNB, Brasília, 2021.

Assunto: A tese busca compreender a relação existente entre a implantação do Campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, decorrente de uma política pública espacial, e a produção do espaço urbano de Arinos, bem como a inclusão socioespacial da população atendida.

Link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42243


Referência: MOURA, Dante Henrique Moura et al. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas na educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, volume 20, n° 63, 2015.

Assunto: O artigo discute a problemática da politecnia e da formação humana no contexto do ensino médio integrado.

Link: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/abstract/?lang=pt


Referência: MOTA, Karla Rodrigues; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; SANTOS, Bruno Gonçalves dos. A formação para o trabalho: o papel dos institutos federais na produção dos novos intelectuais. Holos, volume 2, 2018.

Assunto: O artigo discute sobre a categoria “trabalho” nos Institutos e a possibilidade da formação para o trabalho atuar como instrumento de libertação dos trabalhadores.

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7120



Referência: OLIVEIRA, Adilson de; XAVIER, Gláucia do Carmo; SILVA, José Fernandes da; OLIVEIRA, Shirlene Bemfica de (orgs.). Educação profissional e tecnológica no Brasil: da história à teoria, da teoria à práxis. Curitiba: Editora CRV, 2020.

Assunto: Livro que traz uma coletânea de artigos com variadas abordagens e perspectivas teóricas sobre educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. E os autores partem da área de atuação e vinculação do ProfEPT/IFMG.

Link: https://bit.ly/3licbb0


Referência: OLIVEIRA, Ana Marcelina de. O papel da burocracia no processo de implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs): o caso do IF de Passos (MG). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP, Franca, 2016.

Assunto: A dissertação de mestrado aborda a política pública de educação profissional que proporcionou a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a abertura de novas unidades de ensino em diversas regiões do país, e tem como estudo de caso a unidade de ensino de IF da cidade de Passos (MG), cujo processo de implantação foi conduzido primordialmente por atores pertencentes ao próprio instituto, integrantes da burocracia pública.

Link: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/137854


Referência: OLIVEIRA, Pablo Menezes e Oliveira. Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, 2019.

Assunto: O artigo analisa o lugar ocupado pelas ciências humanas no quadro de disciplinas do ensino médio integrado dos institutos federais, tendo como objeto de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG.

Link: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6901


Referência: OTRANTO, Célia Regina. Criação e implantação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – IFETs. Revista Tetta (PPGEA/UFRRJ), Seropédica, Volume 1, n° 1, 2010.

Assunto: O artigo discute os primeiros movimentos para a implantação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no país.

Link: https://mapadatese.files.wordpress.com/2013/02/criac3a7c3a3o-e-implantac3a7c3a3o-dos-institutos-federais-cc3a9lia-otranto.pdf


Referência: PACHECO, Eliezer Moreira. Desvendando os institutos federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 1, 2020.

Assunto: O artigo procura compreender a natureza e a proposta político-pedagógica dos Institutos Federais.

Link: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575


Referência: PACHECO, Eliezer Moreira. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.

Assunto: O livro traz os fundamentos e diretrizes da educação profissional e tecnológica no país e aborda o caso da constituição dos Institutos Federais de Educação.

Link: https://bit.ly/3C327td


Referência: PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

Assunto: Artigo que discute sobre a criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, suas concepções políticas e características.

Link: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1013


Referência: PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; SOBRINHO, Moisés Domingos. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 30, 2010.

Assunto: O artigo discute alguns elementos do contexto histórico e político da criação dos Institutos Federais de Educação e seus limites e possibilidades para o desenvolvimento do país.

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568


Referência: PAIVA, Liz Denize Carvalho; SOUZA, Nádia Maria Pereira de Souza; OTRANTO, Celia Regina. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: vantagens, desvantagens e primeiros desafios da instituição. Anais do III Colóquio Nacional, Eixo Temático I – Políticas em educação profissional, 2015.

Assunto: O artigo busca caracterizar os desafios iniciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Link: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1249


Referência: PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na Rede Federal. Tese de doutorado apresentada ao Pós-graduação em Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2014.

Assunto: A tese analisa a docência na Educação Profissional e Tecnológica, considerando as especificidades do magistério nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o perfil dos professores das disciplinas técnicas na Rede Federal. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com professores de vários cursos técnicos do IFMG Campus Ouro Preto.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9HKFU8


Referência: PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. O Instituto Federal Fluminense no desenvolvimento da região norte do Estado do Rio de Janeiro: o que pensam agentes estabelecidos no território. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes, Campos dos Goytacazes, 2020.

Assunto: A tese de doutorado discute a relação entre trabalho, educação e desenvolvimento, abordando a relação entre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o desenvolvimento brasileiro.

Link: https://cidades.ucam-campos.br/wp-content/uploads/2020/09/tese-Luiz-Augusto-Caldas-Pereira.pdf


Referência: PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A rede de educação tecnológica e o desenvolvimento local. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes, Campos dos Goytacazes, 2003.

Assunto: Dissertação que discute a história da constituição da rede federal de educação tecnológica, suas transformações e impactos no desenvolvimento do país.

Link: https://cidades.ucam-campos.br/wp-content/uploads/2012/10/luiz_augusto_caldas_pereira.pdf


Referência: QUIRINO HERCULANO, Gisele. A Divisão Sexual do Trabalho na Educação Profissional: trajetórias acadêmico-profissionais de egressas do curso técnico em edificações. Dissertação de Mestrado apresentada ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

Assunto: A dissertação busca analisar as trajetórias acadêmicas e profissionais das egressas do ano de 1996, do curso Técnico em Edificações da então Escola Técnica Federal de Ouro Preto, a fim de compreender as influências da divisão sexual do trabalho em suas escolhas acadêmicas e profissionais, bem como os desafios, dificuldades e estratégias de resistência para se inserirem e ascenderem profissionalmente nas áreas técnicas e tecnológicas.

Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/15810


Referência: SANCHES, Pedro Clei. Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, volume 2, n° 13, 2017.

Assunto: O artigo discute a trajetória inicial dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com o desenvolvimento territorial, identificando seus impactos na implementação de políticas públicas voltadas para a educação profissional e tecnológica.

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5821


Referência: SANTOS, Manoel Tadeu Alves dos; MORILA, Ailton Pereira. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma trajetória de projeções utilitaristas e seus percalços. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, Vitória, n° 4, 2018.

Assunto: O artigo discute alguns aspectos críticos relacionados às diversas etapas da história do ensino profissionalizante brasileiro e traz um panorama histórico e cronológico da chamada Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando alguns marcos e percalços identificados durante a referida trajetória.

Link: https://periodicos.ufes.br/index.php/kirikere/article/view/19731


Referência: SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

Assunto: O livro discute o conceito de politecnia articulada à formação humana integral.

Link: https://portaltrabalho.files.wordpress.com/2015/03/sobre-a-concepcao-de-politecnia.pdf



Referência: SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, volume 1, 2003

Assunto: O artigo faz uma revisão do livro “Sobre a concepção de politecnia” e retoma a discussão do conceito de politecnia.

Link: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r41.pdf


Referência: SILVA, Edvaldo Pereira da. Da percepção social do sujeito à construção das identidades profissional e institucional no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Norte Científico, v. 11, n. 1, 2016.

Assunto: O artigo busca trazer para o debate algumas questões relacionadas à constituição das identidades social, profissional e institucional no âmbito dos Institutos Federais

Link: https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/norte_cientifico/article/view/342


Referência: SILVA, Iraci Balbina Gonçalves. Contexto da educação profissional e tecnológica no Brasil: olhares sobre as licenciaturas. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC de Goiás, Goiânia, 2017.

Assunto: A tese busca compreender o processo histórico-político-social de incorporação das licenciaturas à nova política de Educação Profissional e Tecnológica, procurando revelar as concepções presentes no projeto de Educação Profissional, na modalidade pública federal, especificamente relacionada às licenciaturas ofertadas nos IF.

Link: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3765


Referência: SILVA, Michel Goularte da; ACKERMANN, Silvia Regina. Da extensão universitária à extensão tecnológica: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com a sociedade. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, n. 2, 2019.

Assunto: O artigo busca apontar elementos para a discussão acerca da extensão nos Institutos Federais, na medida em que eles apresentam características distintas das universidades, que possuem uma maior trajetória no que se refere a políticas de extensão.

Link: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/64


Referência: SILVA, Paula Francisca da; MELO, Savana Diniz Gomes. O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, volume, 44, 2018.

Assunto: O artigo analisa o processo de reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no contexto da expansão da educação superior, bem como sua repercussão sobre o trabalho dos docentes dos cursos superiores dos Institutos Federais.

Link: https://www.scielo.br/j/ep/a/sbfW9Y3QnvZV9wmKNmTPKBq/abstract/?lang=pt


Referência: SOUZA, Ana Claúdia; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza. A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, N. 7, Vol. 1, 2014.

Assunto: O artigo apresenta um estudo sobre a formação de professores para o ensino profissional no Brasil.

Link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3553


Referência: SOUZA, Francisco das Chagas Silva; SOUZA, Silvia Helena dos Santos Costa. Institutos Federais: expansão, perspectivas e desafios. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 2, nº. 05, UERN, Mossoró, 2016.

Assunto: O artigo discute a criação, em 2008, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a expansão destes e os desafios que essa instituição tem enfrentado para cumprir os objetivos para os quais foram criados.

Link: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/838


Referência: TAVARES, Carlos Alberto. A formação do técnico em agropecuária no sistema escola-fazenda. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vol. 4, 2007.

Assunto: O artigo analisa a eficiência dos ambientes de aprendizagem do sistema escola-fazenda pelas funções básicas que definem o perfil do técnico em agropecuária.

Link: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/72


Referência: TURMENA, Leandro; AZEVEDO, Mário Luiz Neves. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Institutos Federais em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 17, núm. 54, 2017.

Assunto: O artigo discute sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), com a implementação dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das políticas públicas e educacionais do governo Lula.

Link: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/21938


Referência: VIEIRA, Gicele Vergine; FINARDI, Kyria Rebeca; PICCIN, Gabriela Freire Oliveira. Internacionalizando-se: os desafios para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n° 1, 2018.

Assunto: O artigo investiga a internacionalização do ensino superior brasileiro em universidades federais e elabora considerações sobre os desafios enfrentados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) para se internacionalizarem.

Link: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11428


Referência: VIEIRA, Livia Carolina. História da educação agrícola do sul de Minas Gerais : a Escola Agrícola de Muzambinho (1948-1985). Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

Assunto: A tese de doutorado tem como objeto de pesquisa a Escola Agrícola de Muzambinho, e busca analisar seu processo de criação e a formação oferecida aos alunos.

Link: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8168?show=full