Os Liceus da França e os Institutos Federais: comparações possíveis

No vídeo, Robson de Castro Ferreira (professor e ex-Diretor Geral do IFMG/Campus Formiga durante dois mandatos), faz um paralelo entre o modelo de ensino dos Liceus da França e os Institutos Federais. Ele destaca que os Liceus franceses têm como eixo o ensino baseado em projetos e cada turma tem um projeto e todo conteúdo gira em torno da resolução deste projeto. Trata-se de um sistema de ensino baseado na prática, no saber-fazer, na formação do indivíduo para as soluções práticas e para o mercado. O curso tem então um projeto a ser implementado e cabe ao professor fazer acordos com as empresas para sua realização. E o conhecimento entra a partir disso, eletrônica, matemática, matriz, etc, serão vistos na prática. Robson Ferreira sinaliza que o curso de Administração do IFMG está montado também nessa lógica, valorizando mais o projeto do que a grade curricular em si, uma formação para o saber-fazer. Ele pondera que o IFMG pode fazer isso também, valorizar mais o projeto do que a grade, ser organizado por competências, resolução de problemas, criação de projetos, conectando seu ensino ao mundo do trabalho, às várias empresas e suas demandas.